IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA LEVE NA PREVENÇÃO PRIMÁRIA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Thaisa Adrielly Ribeiro Farias, Lorainy dos Santos Carvalho, Juliana Lima Fonteles Magalhães

Resumo


Conforme dados da Organização Mundial de Acidente Vascular Cerebral (AVC), dentre seis indivíduos um será diagnosticado com AVC ao longo da vida. Sendo o estilo de vida em que estão inseridos um dos principais fatores para o desfecho do AVC. A interferência das tecnologias aplicadas à educação em saúde proporciona novos elos, unindo profissionais e indivíduos, e apresentando resultados positivos. O objetivo foi comprovar a eficácia da utilização de tecnologia leve na prevenção de AVC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada em um Projeto de Responsabilidade Social do Centro Universitário Estácio do Ceará. A amostra inicial constou de 16 idosos, entretanto somente 9 mantiveram-se assíduos no decorrer da tecnologia. A intervenção deu-se de 15 encontros educativos, coleta de dados por entrevistas e a análise baseada na Análise de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa SESA-CE sob o protocolo de nº1.182.420. Ao observarmos a categoria “conhecimento e prática para autocuidado na prevenção de AVC”, os relatos a seguir nos mostram resultados positivos: “...eu estava zero no meu autocuidado...depois que eu conheci o sistema, os ensinamentos de vocês, to vendo que eu não fazia nada pela minha pessoa, mas já estou procurando fazer...”(HSM, 72 anos), “...aprendi muito...eu to mudando meu estilo de alimentação, to passando a comer frutas, verduras, que eu não comia...”(AFB, 67 anos). Concluímos que a inserção de uma tecnologia leve em saúde proporcionou adesão de um estilo de vida saudável em indivíduos propensos ao AVC, contribuindo para diminuição de fatores de risco.

Palavras-chave


Tecnologias em Saúde, Acidente Vascular Cerebral, Educação em Saúde, Prevenção Primária.

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Revista Fisioterapia & Saúde Funcional - ISSN 2238-8028 (Online)
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